-
Arquitetos: Confort+Figueiredo Arquitetos
- Área: 96 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Renato Confort
-
Fabricantes: Area Store, AutoDesk, CABECEIRAS.PT, HOMA, Ikea, Innovation Living, João Lopes Iluminação, Kartell, La Redoute, Leroy Merlín, MARCENARIA SD OLIVEIRA, Nordlux, PAPER COLLECTIVE, Schüller, TORANJA, Trimble Navigation, Zara Home
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado num edifício recém-reabilitado no tradicional bairro do Intendente – próximo à Baixa de Lisboa – o projeto de interiores foi realizado para atender as demandas das múltiplas funções as quais o imóvel se destina: alojamento local e casa de férias do jovem proprietário. A zona onde o imóvel está localizado vem passando por um processo de requalificação do espaço urbano, o que tem atraído novos investimentos imobiliários, turistas e, também, jovens lisboetas, principalmente, à noite.
Para o projeto, tal contexto não poderia ser ignorado e, por isso, optou-se por criar uma atmosfera com o conceito mais jovem e contemporâneo, seguindo o estilo do empreendimento. A maior parte dos mobiliários, itens de decoração e elementos técnicos selecionados seguem desenhos simples e tonalidades neutras, assim como as marcenarias e carpintarias desenhadas pelo escritório e executadas sob medida, deixando as cores mais vibrantes para elementos pontuais: como as paredes do vão da janela da sacada, em terracota; as paredes em pé-direito duplo, em azul claro; as gravuras dos quadros; as cadeiras da varanda; ou ainda, as mesas de cabeceiras de um dos quartos.
Por ser um duplex, o andar de baixo é fluido e totalmente integrado, concentrando toda a parte social da casa, enquanto o andar superior é reservado para a intimidade de quem o habita. Para além do projeto de interiores em si, o escritório foi responsável pela reforma interna, escolha e compra de todos os itens que entraram no apartamento: do mobiliário, utensílios de cozinha ao enxoval completo.